TRATAMENTOS

Neurorradiologia Intervencionista

ANGIOPLASTIA DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS

A angioplastia de carótidas e vertebrais é um tratamento endovascular para a doença dessas artérias. Importante lembrar que esses são os vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue e oxigênio para o cérebro.

Na doença aterosclerótica das artérias carótidas e vertebrais, estas artérias tornam-se estreitadas por formação de placas de gordura e cálcio no seu interior. Isso reduz o fluxo de sangue para o cérebro, podendo ser causa de vertigens e alguns tipos de demência. Além disso, pequenas placas de gordura podem se desprender desses vasos e atingir o cérebro, configurando uma das principais causas de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Para evitar que isso ocorra, o médico irá dilatar o estreitamento causado pela placa de gordura que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida ou na vertebral e recobri-la com um stent.

Por meio de cateteres (ler a técnica da angiografia cerebral) o médico acessa o vaso doente e, por dentro desses cateteres, um filtro de proteção é posicionado além da placa de gordura para evitar que qualquer placa se desprenda no momento do tratamento e cause um AVC.

Após essa etapa, o stent é posicionado recobrindo placa de gordura causadora da obstrução e é liberado e, na sequência, um balão de dilatação é utilizado para fazer a reconstrução do vaso, o que chamamos de angioplastia.

No final do procedimento, é realizada a oclusão do ponto de punção e, normalmente, esse procedimento é feito com o paciente acordado, sob sedação anestésica. Em alguns casos, podemos optar pela anestesia geral.

O pós operatório será realizado em leito de UTI para um melhor acompanhamento do paciente e a alta hospitalar acontecerá, geralmente, em 48h.

2023© Todos os direitos reservados